domingo, 6 de abril de 2008

Cintura de pilão

Qual a diferença entre corselet e corset?


Teoricamente eles são diferentes, mas a indústria da moda trata como a mesma coisa.
Os corselets, em português viram corpetes. Eram da época dos faraós e também ficavam embaixo das armaduras dos cavaleiros medievais, para proteger o peito e as costas. Assim como o da princesa Aurora, de "A Bela Adormecida", do desenho da Disney .




O corset significa espartilho, originada do corpete,era confeccionado com a união de dois pedaços de linho, costura e barbatanas de baleia para a sustentação. Entre 1820 e 1835, os homens também usavam espartilhos.Apesar do perigos da peça, outra silhueta foi criada, em um modelo mais longo que ia até o quadril e projeta o busto pra frente. A silhueta S imperou Belle Époque acabando nos anos 20 , quando Paul Poiret , apresentou uma moda que não pedia cintura marcada

Depois da 2ª Guerra Mundial, Christian Dior criou o "New Look" , e a cintura voltou a ser estruturada.






Curiosidade: O espartilho servia como distinção social. As mulheres mais pobres usavam espartilhos com amarração na frente. Quem tinha dinheiro usava espartilhos com amarrações na parte de trás, por que tinham ajuda das criadas para vesti-las. Situação imortalizada em

" ...E o vento levou" quando Scarlett O' Hara (Vivian Leigh) é vestida por sua criada, Mammy .


foto: TCM

2 comentários:

Unknown disse...

Aiii Mari, ñ coloca uma matéria sobre essas coisas...
Eu me senti super fora do contexto, digamos assim... rsrs
Eu adooooro moda, mesmo sem entender mta coisa..
Eu sou do tipo: "Gosto, compro e uso". Por isso vivo perguntando as dicas p/ vc.. lendo as suas revistas durante a aula, enfim...
Adorei o blog! Agora eu compreendo melhor esse divórcio repentino!rs
Amei o visual, as roupas, as matérias!!!
Vou te add nos meus blogs parceiros já!
Super Beijo!
Conte com as minhas visitas e comentários!
Até amanhã...

Unknown disse...

Oi Mari....teu blog tah muito legal...vc podia fazer um "quadro" com "dicas de moda"...assim eu podia me consultar!rs...
Bejo...