quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mais perto do céu

Os primeiros calçados datam da pré-história e podem ser vistos em pinturas rupestres encontradas na Espanha e na França. Já no Egito as sandálias eram feitas de papiro e palha.
Os gregos lançaram modelos para pé direito e esquerdo. Pois é antes era tudo igual!
Tudo muito útil e necessário, mas totalmente sem graça.




Na Europa entre o século XVII e XVIII, usar saltos vermelhos era para a nobreza. Quase como é hoje em dia com uma marca adorada pelas freqüentadoras do tapete vermelho.


O salto stiletto ou agulha surgiu na década de 50 na Itália, confeccionado em madeira e reforçado por uma liga metálica no interior.Em 1955, Salvatore Ferragamo desenvolveu um pino metálico que substituía o salto.Definitivamente estava inventado o stilleto de hoje .( Dizem por ai que o salto foi criado por Roger Vivier mas, a popularização se deu com ele e sua criações para a Dior.)







As sapatilhas( que eu só usava quando fazia ballet na escola) voltaram há pouco tempo aos nossos pés .
Ferragamo criou, especialmente para Audrey Hepburn, em
Bonequinha de luxo a Shell shoe,vendida até hoje.



Shell shoe de 2006




E aquele velho chinelo de dedo que ninguém dava nada por ele?A velha sandália de borracha, especialmente a bicolor azul + branco, era destinada para classes mais pobres, ou no máximo para fazer a faxina do fim de semana.Usá-las na rua, no way!!



De repente, as Havaianas estavam em todo lado e no pé de gente famosa. Claro que o marketing foi muito bem feito, as propagandas e a venda no exterior mudaram a imagem que se tinha antes.
As moças puderam se sentir mais seguras. “Se até a mulher do Brad Pitt pode, por que não eu?” se bem que agora é ex e não me lembro da Jolie de chinelo por aí....).




Se não for uma havaiana é um flip flop muito igual, o que é bom também !



Outra sandália em mutação, é uma
sandalinha de plástico que fez parte da infância de muita gente.Porque raios criaram uma sandália que deixava o pé todo sujo , e convenhamos fedido fez tanto sucesso? Na verdade, não sei por que minha mãe não comprava para mim, pelos motivos citados acima.




Mas, hoje o pedaço de plástico tem cristais
Swarovski , e chega a custar mais de R$ 400. A ultima criação, que deixou o mundinho agitado foi a parceria com Vivienne Westwood, que veio ao Brasil, ao SPFW e causou o maior furor com suas idéias sobre a moda.




A mais nova criação vem de
Antonio Berardi.O inglês criou a plataforma SEM salto. Pelo equivalente a R$ 4,700( ou $ 6,800 depende da fonte), você pode ter em sua mão, ou em seus pés, uma das invenções mais criativas da moda nos últimos anos. E não duvide, já tem fila para comprar o modelo.Quem não usa salto frequentemente sabe as consequências e quando coloca aquele lindo scarpin no pé. Agora imaginem como seria andar no centro de Santos, correr pra pegar o ônibus, descer escadas na balada ou abaixar? Andar direitinho, com segurança. Haja equilíbrio.

Alguém se arrisca?

Mais sapatos bizarros??

About fashion

5 comentários:

Daphine Machado e Fabíola Ferreira disse...

Mari..
Juro que meu sonho de consumo é um Louboutin! Ahh aquele salto vermelho ^^

Mas como toda mulher, também gosto de sapatos de qlq tipo, forma, cor, e o que mais inventarem. =]

Queria experimentar esse sapato. Mas uns 2 minutos com ele já devem ser suficientes neh... não da nem pra imaginar o que você propôs. Balada com aquilo é igual a uma semana inteira só usando havaianas depois =]
Adorei o post!

=*****
Fabíola

Anônimo disse...

Adorei seu post , goso de quase todos os estilos de sapato , o scarpin, a melissa , a sapatinha , menos a plataforma sem salto, achei ridicula ! he he he
Beijos

Conexão Oceano disse...

Admito que não sou a pessoa mais elegante de salto alto. Agora imagina com esse treco super esquisito... vou andar igual a uma pata-choca!
Nada melhor do que a boa e velha Havaianas =)

Beijo, Mari.

Nathália

Unknown disse...

Aiiii sapatoooos! Como eu amo sapatos!!!
Mari, só vc combina com os diferentes modelos sobre os quais desfila na faculdade. Principalmente com o chinelo e os modelos diferentes de all star!!!
Aquela nossa troca não ficou legal! hahaha
Juro que te mostro aquele meu sapato que comentei!
Com relação ao post, eu adorei! (Exceto aquele sapato que não tem salto atrás! Que absurdo! Fiquei com dor só de olhar a foto)!!!
=****

Rachel Munhoz disse...

Sapatos são muito legais mesmo! Lembra daquela moda q veio mas não foi p povão...a da sandália tipo da idade média...esqueci o nome...era muito bonita...e essas novas botas de bolinhas???? Super charmosas!
Beijos